Luís Alcino Conceição
Coordenador do ProjetoProfessor Adjunto do IPP/ESAEInvestigador VALORIZA/IPP e ICAAM/UÉvora
O projeto MechSmart Forages sendo um projeto exploratório e ponto de partida para outras iniciativas prima pela competência excelente do consórcio de que é constituído, permitindo-nos demonstrar em ensaios à escala da parcela um conjunto de tecnologias nas áreas de mecanização, agricultura de precisão e agricultura de conservação tão importantes na resposta a soluções de intensificação sustentável da produção de forragens no contexto dos sistemas Mediterrânicos.
Fernando Garcia
Administrador da CNH Portugal
Para a New Holland, enquanto empresa que procura estar na vanguarda das inovações tecnológicas no sector agrícola, faz todo o sentido participar em conjunto com entidades do sector académico em projectos que visam demonstrar a validade de soluções apresentadas pelos sistemas de Agricultura de Precisão, nomeadamente nas suas componentes de adequação às tarefas agrícolas que normalmente se desenvolvem em determinados sectores, assim como a redução de custos e a consequente melhoria de rentabilidade das explorações que se obtêm ao aplicar estas tecnologias.
Benvindo Maçãs
Diretor do polo de Elvas do INIAV
O INIAV – Estação Nacional de Melhoramento de Plantas em Elvas acolhe com interesse o projeto MechSmart Forages já que combina as novas tecnologias com uma área da sua especialidade que é o melhoramento genético e a produção de forragens. Neste caso em particular tem sido importante darmos em conjunto um contributo para o estudo de medidas em prol da conservação do solo e da água que nos permita simultaneamente encarar os desafios que se adivinham nos sistemas extensivos de produção animal face as alterações climáticas e sustentabilidade dos sistemas.
José Pais
Secretário da ACBMertolengos
A ACBM – Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos, aderiu desde a primeira hora ao projecto MechSmartForages por nos permitir recorrer a novas tecnologias que possibilitam a produção de forragens de qualidade numa área com características pedológicas específicas e em que o uso de sistemas tradicionais tem dificuldade em obter êxito. Associado à qualidade das forragens produzidas, é também muito importante para a ACBM a possibilidade de atingir custos de produção mais baixos.
João Noéme
Diretor da empresa TerraPro
A TERRAPRO participa no projecto MECHSMART FORAGES, no apoio ligado à gestão da rega, e tem sido uma experiência muito interessante porque conseguimos integrar o nosso conhecimento e experiência na área da rega, que junto com outras tecnologias de precisão aplicadas (imagens aéreas, Condutividade elétrica do solo), segue uma abordagem integrada para tratamento diferenciado da cultura, muito particularmente a inclusão de máquinas agrícolas neste ciclo de precisão, com resultados concretos e mensuráveis.
Ana Barradas
Diretora do Departamento de I&D da FERTIPRADO
A produção forrageira no clima mediterrâneo desempenha hoje um papel muito importante nas explorações agro-pecuárias. Os produtos da FERTIPRADO possuem uma série de características que visam aumentar a competitividade desta produção. As nossas misturas forrageiras por serem ricas em leguminosas disponibilizam gratuitamente dois fatores de produção de especial relevância: o azoto, alimento das plantas e a proteína, alimento dos animais. Estas vantagens são potenciadas no Projeto MechSmart Forages aumentando a competitividade dos produtos forrageiros da FERTIPRADO, através das práticas da agricultura de precisão. É com este objetivo que trabalhamos todos os dias na FERTIPRADO.
José Rafael da Silva
Universidade de Évora / ICAAM / Agroinsiderr
A Agroinsider reconhece que as novas tecnologias na agricultura irão seguramente revelar novos mundos no que toca à gestão agronómica, como tal, está comprometida em criar novo conhecimento e a criar valor para os empresários agrícolas, nesse sentido, foi natural o seu envolvimento no projeto MechSmart Forages.
Gabriela Cruz
Presidente da Direção da APOSOLO
O projecto MechSmartForages revestiu-se de uma enorme importância para a APOSOLO e seus associados porque permitiu comprovar, com dados objetivos que a Agricultura de Conservação e a Agricultura de Precisão, por todos os benefícios que comportam em termos agronómicos, sociais e ambientais, deverão ser uma prioridade na definição das Políticas Agrícolas da UE e seus países membros, para que os agricultores as possam adoptar rapidamente.
A equipa IPP/ESAE
Francisco Mondragão
Professor Coordenador
https://www.esaelvas.pt/pt/departamento-agriculturarecursos/francisco-mondragao/
José Rato Nunes
Professor Coordenador
https://www.esaelvas.pt/pt/departamento-agriculturarecursos/josenunes/
Susana Dias
Professor Coordenador
https://www.esaelvas.pt/pt/departamento-agriculturarecursos/susana-dias/
Consórcio